Atualmente, muitos objetos não possuem nenhum caráter simbólico ou cultural. Todavia, os objetos produzidos com base em técnicas e materiais tradicionais são capazes de estabelecer um vínculo entre quem os produz e o usuário, um vínculo entre o material e a técnica utilizada para sua criação, reativando, assim, aspectos próprios da cultura.
Amalia, dos designers Christopher Macaluso e Camila de Gregorio, do Eggpicnic, consiste num projeto que aborda uma série de aspectos tradicionais, que na modernidade muitas vezes aparecem ofuscados.
Todos os materiais que formam parte da elaboração do projeto são constituídos por elementos próprios do patrimônio cultural. Desta forma, Amalia, está feita de vime, uma fibra vegetal encontrada em Chimbarongo, no Chile. A virtude de usar este material reside na sustentabilidade de seu processo de produção. Vale ressaltar que a poltrona é fabricada apenas quando há alguma solicitação.
Por outra parte, a tecelagem à mão permite criar a forma de Amalia, uma técnica particular dos artesãos desta localidade que requer uma sabedoria forjada através dos anos e cujos saberes não devem ser corrompidos pelas exigências da modernidade.
Fabricante: Carlos Waak (Chile)
Artesãos: Mario Rojas e Francisco Palma (Chile)